30 de agosto de 2011

Optimismo / Pessimismo

Vivemos num mundo de competitividade, onde os fracos dificilmente ocupam lugar. Fracos no sentido dos que exigem pouco de si, dos que relevam a persistência para segundo plano, o tempo urge e é necessário lutar contra as adversidades. O optimismo deve imperar nos mais capazes, a confiança deve permanecer nos optimistas, e a vontade de vencer deve existir nos audazes. Temos de estabelecer um compromisso com nós próprios, desenhar um caminho que temos de percorrer, sem medos ou pressões em nos desviarmos do nosso caminho, o esforço que temos de fazer para regressar ao mesmo, irá certamente fazer-nos mais fortes, mais capazes para enfrentar as vicissitudes da vida. A verdadeira capacidade para enfrentar os problemas da vida surge naqueles que conseguem ver o lado positivo de um problema, pois todos os problemas têm duas faces, tudo depende da forma como olhamos o problema e como o tentamos resolver. Normalmente um optimista consegue, ou tenta, ver o lado positivo de um problema e aplica todos os seus esforços na sua resolução. O pessimista ou o neutro limita-se a encontrar obstáculos na resolução dos problemas e prefere nada fazer, a tentar resolvê-lo. Só o facto de pensar que um problema exige um esforço à sua resolução é o suficiente para desistir.